Obrigações fiscais: devo me preocupar com isto?

O índice da “economia subterrânea” medido pela FGV caiu de 20,4% do PIB em 2005 para 16,6% em 2012. Este índice vem caindo sistematicamente ano a ano desde a adoção do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) pelo governo brasileiro.

O SPED não é uma lei isolada e muito menos um movimento individual do governo federal, na verdade é um processo sistematizado, planejado nos mínimos detalhes e que visa unificar toda a fiscalização tributária brasileira em uma única base, que possa ser atualizada on-line por todos os envolvidos, e para que todas as entidades possuam a mesma informação.

Este projeto, que começou em 1996 com um protocolo de intenção celebrado entre os fiscos estaduais e o federal, ainda não está perto de ser finalizado. E se depender da Receita Federal, bem antes do prazo final que é 2020, nenhum dos brasileiros conseguirá escapar do grande Big Brother Fiscal que está sendo construído, pois tudo estará sendo registrado e cobrado on-line!

Se você ainda não ouviu falar de PAF-ECF, SPED Fiscal, SPED Contribuições, Nf-e, NFC-e, NFS-e procure saber do que se trata pois a sua empresa pode estar em risco. Se você já sabe e se desesperou, entre em contato e veja como podemos ajudar!

Clique e conheça a